Obrigado a Julio Marchi pelo espaço cedido na MSX All
 

Tutorial
Paleta e cores



  O objetivo deste tutorial é mostrar as ferramentas de cores do MSX Viewer 5: paleta e edição de cores.


  1. Abra o MSX Viewer 5 e escolha o idioma.




  2. Escolha a opção converter imagem de PC para MSX.




  3. Abra a imagem a utilizar ou cole da área de tranferência.




  4. Escolha um modo de tela que possua paleta de cores (p.ex. screens 2-7).




  5. Aqui é uma ferramenta para redimensionar a imagem original para o tamanho real no MSX. Há duas opções: redimensionar toda imagem ou uma parte dela (clipagem). Neste caso, escolha redimensionar.




  6. A imagem original tem 16 milhões de cores. Temos que reduzir o número de cores, adaptando as cores da imagem original para as 16 cores do MSX ou as 64 cores do V9990. Vamos ver todas as ferramentas disponíveis.




  Ferramentas de cores disponíveis:
  • Paleta de cores
    • Cores nativas do MSX 1
    • Paleta otimizada
    • Paleta do usuário
  • Edição de cores
  O reconhecimento de cores do MSX nessa etapa é baseado na paleta atual, exceto a técnica de "fuzzy" que sempre utiliza as cores do MSX 1. A paleta default são as cores nativas do MSX 1. Nesse caso, não é necessário salvar a paleta de cores.

  Há a opção do reconhecimento automático das cores mais presentes na imagem através do algoritmo de "k-means". Para encontrar a paleta ideal, clique em "optimize". Sempre após modificar a paleta, é necessário adaptar a imagem a ser convertida às novas cores da paleta. Escolha uma técnica (menos o fuzzy) e clique em recognize.



  Para ver o resultado da otimização da paleta, clique em edit da caixa da paleta.

 

  Conforme foi dito, o reconhecimento de cores é feito baseado na paleta corrente. Dessa forma, o usuário poderá editar a paleta e criar uma paleta qualquer. Vamos modificar a paleta para uma paleta ciano.

 

  Esta é a paleta ciano usada na identificação da imagem:

 

  Agora, abra a ferramenta de cores pressionando o botão de análise.

 

  Esta ferramenta apresenta o histograma da imagem, ou seja, a freqüência da ocorrencia de uma determinada cor na imagem.

  Ferramentas disponíveis:
  • Change indexes - troca os índices de duas cores selecionadas, sem modificar a imagem. Ex: a cor ciano passa de 7 para 1 e vice-versa, sem que os objetos na imagem mudem de cor.
  • Change colors - troca as cores dos objetos na imagem, trocando as cores da paleta. Ex: a cor ciano na imagem passa a ser preto e vice-versa (índices 7 e 1).
  • Join colors - junta dois ínidices em um só.
  A ferramenta selected color permite visualizar somente uma determinada cor na imagem. Para ativá-la, mude o "color code" para a cor desejada. No exemplo, foi ativada a cor 7.

 

  Vamos deixar os Smurfs na cor magenta. Para isso, selecione as cores 7 e 13 e clique em change colors.

 

  Para aceitar as mudanças, clique em Ok. Para abortar, pressione "ESC".

 


  Nota importante: O que acontece se não for novamente reconhecida as cores em uma imagem após a edição da paleta?

  Quando a paleta é modificada, significa que as informações de cor dos índices editados são alteradas. Entretanto, os pixels na imagem resultante permanecem inalterados. Assim, o efeito resultante é a modificação da cor dos objetos na imagem.
  Nos exemplos da otimização da paleta e da paleta ciano, era desejado que a imagem se adaptasse a essas novas paletas. Dessa forma, foi feito novamente o reconhecimento das cores.
  No caso de desejar alterar propositalmente a cor dos objetos da imagem, basta modificar os valores RGB do índice desses objetos na paleta. Por exemplo, pode-se obter o mesmo efeito do Smurf magenta ao alterarmos a cor do índice 7 de ciano para a cor magenta na edição de paleta. Nesse caso, após a edição da paleta, o botão de reconhecimento NÃO pode ser mais pressionado. Do contrário, a imagem é adaptada à nova paleta e o efeito desaparace.
  Então, a troca de cores da ferramenta de analise faz a mesma coisa? Não. Essa ferramenta altera os pixels na imagem resultante e mantém a paleta inalterada. Esse método é a única forma de se alterar as cores da imagem que é compatível com o MSX 1, que não possui o recurso de paletas.


Marcelo Teixeira Silveira
Engenheiro de Sistemas e Computação - UERJ
Mestre em Engenharia de Computação (M.Sc.) - UERJ

© MarMSX 1999-2020