Obrigado a Julio Marchi pelo espaço cedido na MSX All
 

Tutorial
Paleta e cores



  O objetivo deste tutorial é mostrar as ferramentas de cores do MSX Viewer 5: paleta e edição de cores.


  1. Abra o MSX Viewer 5 e escolha o idioma.




  2. Escolha a opção converter imagem de PC para MSX.




  3. Abra a imagem a utilizar ou cole da área de tranferência.




  4. Escolha um modo de tela que possua paleta de cores (p.ex. screens 2-7).




  5. Aqui é uma ferramenta para redimensionar a imagem original para o tamanho real no MSX. Há duas opções: redimensionar toda imagem ou uma parte dela (clipagem). Neste caso, escolha redimensionar.




  6. A imagem original tem 16 milhões de cores. Teremos que reduzir o número de cores, mas não nessa etapa. Opte por não modificar.




  7. Essa etapa é recomendada para adaptar as cores da imagem original para as 16 cores do MSX ou as 64 cores do V9990. Esse tutorial é todo baseado nesse passo, onde vamos ver todas as ferramentas de cores disponíveis.




  Ferramentas de cores disponíveis:
  • Paleta de cores
    • Cores nativas do MSX 1
    • Paleta otimizada
    • Paleta do usuário
  • Edição de cores
  O reconhecimento de cores do MSX nessa etapa é baseado na paleta atual, exceto a técnica de "fuzzy" que sempre utiliza as cores do MSX 1. A paleta default são as cores nativas do MSX 1. Nesse caso, não é necessário salvar a paleta de cores.

  Há a opção do reconhecimento automático das cores mais presentes na imagem através do algorítimo de "k-means". Para encontrar a paleta ideal, clique em "optimize". Sempre após modificar a paleta, é necessário adaptar a imagem a ser convertida às novas cores da paleta. Escolha uma técnica (menos o fuzzy) e clique em recognize.



  Para ver o resultado da otimização da paleta, clique em edit da caixa da paleta.

 

  Conforme foi dito, o reconhecimento de cores é feito baseado na paleta corrente. Dessa forma, o usuário poderá editar a paleta e criar uma paleta qualquer. Vamos modificar a paleta para uma paleta ciano.

 

  Esta é a paleta ciano usada na identificação da imagem:

 

  Agora, abra a ferramenta de cores pressionando o botão de análise.

 

  Esta ferramenta apresenta o histograma da imagem, ou seja, a freqüência da ocorrencia de uma determinada cor na imagem.

  Ferramentas disponíveis:
  • Exchange - troca os índices de duas cores selecionadas, sem modificar a imagem. Ex: a cor ciano passa de 7 para 1 e vice-versa, sem que os objetos na imagem mudem de cor.
  • Change - troca as cores dos objetos na imagem, trocando as cores da paleta. Ex: a cor ciano na imagem passa a ser preto e vice-versa (índices 7 e 1).
  • Join colors - junta dois ínidices em um só.
  A ferramenta selected color permite visualizar somente uma determinada cor na imagem. Para ativá-la, mude o "color code" para a cor desejada. No exemplo, foi ativada a cor 7.

 

  Vamos deixar os Smurfs na cor magenta. Para isso, selecione as cores 7 e 13 e clique em change colors.

 

  Para aceitar as mudanças, clique em Ok. Para abortar, pressione "ESC".

 


  Nota importante: O que acontece se não for novamente reconhecida as cores em uma imagem após a edição da paleta?

  Quando a paleta é modificada, significa que as informações de cor dos índices editados são alteradas. Entretanto, os pixels na imagem resultante permanecem inalterados. Assim, o efeito resultante é a modificação da cor dos objetos na imagem.
  Nos exemplos da otimização da paleta e da paleta ciano, era desejado que a imagem se adaptasse a essas novas paletas. Dessa forma, foi feito novamente o reconhecimento das cores.
  No caso de desejar alterar propositalmente a cor dos objetos da imagem, basta modificar os valores RGB do índice desses objetos na paleta. Por exemplo, pode-se obter o mesmo efeito do Smurf magenta ao alterarmos a cor do índice 7 de ciano para a cor magenta na edição de paleta. Nesse caso, após a edição da paleta, o botão de reconhecimento NÃO pode ser mais pressionado. Do contrário, a imagem é adaptada à nova paleta e o efeito desaparace.
  Então, a troca de cores da ferramenta de analise faz a mesma coisa? Não. Essa ferramenta altera os pixels na imagem resultante e mantém a paleta inalterada. Esse método é a única forma de se alterar as cores da imagem que é compatível com o MSX 1, que não possui o recurso de paletas.



Marcelo Teixeira Silveira
Engenheiro de Sistemas e Computação - UERJ
Mestre em Engenharia de Computação (M.Sc.) - UERJ

© MarMSX 1999-2017