Obrigado a Julio Marchi pelo espaço cedido na MSX All
 

MSX Minesweeper

  Encontre o local das bombas o mais rápido possível!


1. Introdução
  Minesweeper ou campo minado é um famoso jogo de estratégia. O objetivo é abrir todos os campos do jogo, sem detonar as minas.
  Este jogo acompanha um manual de desenvolvimento, os executáveis e os fontes.

Requisitos:

  • MSX 2 ou superior;
  • Chip de relógio;
  • MSX-DOS 1.

2. Como jogar
  No MSX-DOS, digite:
A:> MINES

  No menu principal:
  • Mines Easy - Jogo de minas com tabuleiro de 8x8 e 10 bombas.
  • Mines Hard - Jogo de minas com tabuleiro de 16x16 e 40 bombas.
  • Records - Recordes do jogo.

  Controles:
  • As setas movimentam o cursor
  • Esc abandona o jogo
  • Z detona o espaço sob o cursor
  • X marca o espaço com uma bandeira
  • C quando clicado sobre um número, abre seus 8 vizinhos. Porém, somente abre se tiver o número de sinalizações de bomba ao redor correspondente ao número da casa.
  • Tecle enter quando acabar o jogo


3. Download
  mines_src_11.zip - Fontes do jogo.
  mines_11.zip - Jogo pronto para jogar.
  map.pas - Como criar o mapa do jogo.
  flood.pas - Como atua o flood-fill.
  start.asm - Como ler o relógio do MSX em assembly.


4. Desenvolvimento do jogo
  O tutorial de desenvolvimento do jogo foi escrito no formato de artigo PDF. Ele possui os seguintes tópicos:
  1. Usando o MSX Pad como editor de Pascal para MSX
  2. O jogo Minesweeper
  3. Criando o menu de barras
  4. Criando o mapa das minas
  5. Desenhando os objetos do jogo
  6. Montando o quebra-cabeças
  7. O algoritmo flood-fill
  8. O controle do jogo
  9. Contando o tempo de jogo
  10. O ranking de melhores tempos
  11. Corrigindo o problema do random
  Pegue aqui:
  mandev12.pdf - Manual de desenvolvimento versão 1.2 - Novembro de 2018.

  NOVO!
  Aprenda o jogo de minas em Basic: Mines Basic.


5. Screenshots
Jogo fácil Jogo difícil


Referências e Agradecimentos
Página do Hans: http://www.hansotten.com/msxpascal.html
Livro do Turbo Pascal: http://oldcomputers.dyndns.org/public/pub/rechner/epson/~fjkraan/comp/tp30/doc/

  Agradecemos a SLotman pelo MSX Pad, pela sugestão de usar constantes para iniciar o mapa do jogo e pelo time.inc.


Marcelo Silveira
Engenheiro de Sistemas e Computação
Especialista em Processamento de Imagens e Inteligência Artificial
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