Obrigado a Julio Marchi pelo espaço cedido na MSX All |
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Jogo de estratégia, onde um jogador deve derrubar toda a frota do adversário antes que o adversário elimine toda a sua frota.
Há diversas variações do jogo, tanto o tamanho do tabuleiro, quanto à quantidade de navios e seus formatos. Nessa versão, o tabuleiro possui o tamanho de 15x15, onde as coordenadas são representadas por uma letra para o eixo horizontal e um número para o eixo vertical. Um exemplo de coordenada seria "B7". Além disso, possui 14 navios com os seguintes tipos, formatos e quantidades de cada um: Tipo | Símbolo | Total | Tamanho -------------+---------+-------+--------- Couraçado | C | 1 | 5 Cruzador | Z | 2 | 4 Destroyer | D | 3 | 2 Submarino | S | 4 | 1 Hidro-Avião | H | 4 | 3 Agora, os navios podem estar em diferentes orientações no tabuleiro: O objetivo do jogo é encontrar todos os navios do adversário, antes que ele descubra os seus. O jogo é composto de dois tabuleiros para cada jogador: um para anotar o posicionamento de sua própria frota, e outro para anotar o que for sendo descoberto do adversário. Cada jogador informa uma coordenada ao adversário e ele responde "água", se nenhum navio estiver naquela posição, ou "acertou um ...", caso haja encontrado uma parte de um navio. Essa versão do jogo é maior e mais complexa que a versão do jogo do curso. Agora, os navios podem estar em orientações diferentes e os hidro-aviões possuem o formato de "V". O posicionamento automático dos navios cria e utiliza os retângulos envoltórios em cada objeto criado no tabuleiro, de modo a verificar a superposição de novos objetos. Esta rotina é sensívelmente mais rápida do que a apresentada no curso. Outra melhoria está na inteligência do computador para acelerar a busca pelas partes do navio. Quando parte de um navio é encontrada, é necesário também encontrar a orientação desse navio. São duas estratégias adotadas: uma para os navios comuns, e outra para o hidro-avião. Veja as estratégias a seguir. Navios comuns Hidro-aviões O tabuleiro à esquerda corresponde aos navios do jogador e também às marcações dos tiros dados pelo computador. O jogador controla o cursor no tabuleiro à direita, onde está o jogo do computador. Ele poderá dar tiros apertando a tecla enter. Teclas:
Níveis:
Configuração mínima:
Jogo - executáveis para MSX-DOS. Fontes - fontes do jogo (Pascal). Autor: Marcelo Silveira Licença: GNU-GPL v. 3.x - http://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.txt.
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