Obrigado a Julio Marchi pelo espaço cedido na MSX All
 

Tutorial
Imagens com display


  O objetivo deste tutorial é apresentar um exemplo de como converter uma imagem de PC para a screen 2 do MSX, utilizando o recurso de display - projeto Screen 2 Show.


  1. Abra o MSX Viewer 5 e escolha o idioma.




  2. Escolha a opção converter imagem de PC para MSX.




  3. Abra a imagem a utilizar ou cole da área de tranferência.




  4. Escolha o modo de tela SCREEN 2/4.




  5. Aqui é uma ferramenta para redimensionar a imagem original para o tamanho real no MSX. Há duas opções: redimensionar toda imagem ou uma parte dela (clipagem). Neste caso, escolha redimensionar.




  6. A imagem original tem 16 milhões de cores. Teremos que reduzir o número de cores, mas não nessa etapa. Opte por não modificar.




  7. Essa etapa é recomendada para adaptar as cores da imagem original para as 16 cores do MSX ou as 64 cores do V9990. Escolha o método de "Fuzzy" e clique em reconhecer. Não vamos mexer na paleta aqui.




  8. A screen 2 é formada por pixels agrupados em 8x1, onde cada grupo desse possui apenas 2 cores diferentes. Assim, faz-se necessário adaptar a imagem. Escolha a opção local e clique em ajustar.




  9. Salve a imagem. Marque a opção de "salvar imagem como display binário" para poder ter a animação, além de escolher o tipo de animação. Nesse caso, foi esolhido o caracol.




  10. Para carregar a imagem e ver a animação de entrada, digite o seguinte programa no MSX:

10 SCREEN 2
20 BLOAD"SMURFS.SCR",R
30 GOTO 30


Marcelo Teixeira Silveira
Engenheiro de Sistemas e Computação - UERJ
Mestre em Engenharia de Computação (M.Sc.) - UERJ

© MarMSX 1999-2017