Obrigado a Julio Marchi pelo espaço cedido na MSX All |
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Recriação do placar eletrônico do Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro, no MSX 1 e screen 0.
Além do espetáculo, algo no estádio me chamava muito a atenção: o placar eletrônico. O placar era formado por um conjunto de lâmpadas incandescentes, que formavam figuras e animações típicas de máquinas de 8 bits na época, se assemelhando muito com outra paixão minha - o MSX. Assim toda vez que saía um gol, a animação dos bonecos me lembrava o jogo Konami's Soccer, principalmente pelo goleiro sentado no chão. Dessa forma, desde aquela época tentava recriar esse placar no MSX de forma a me sentir no estádio. Entretanto, somente agora com os aprofundamentos adquiridos em programação e no conhecimento do MSX, pude recriar as animações do placar, telas e também o locutor do estádio falando "Suderj informa". Na seção Basic MarMSX dessa página, contém uma versão desse placar desenvolvida em 2018. Porém, a versão atual possui animações, telas e a voz do locutor digitalizada, tudo isso em screen 0. Espero que curtam essa versão do placar do Maracanã, que pode ser utilizada para jogos de futebol de botão com seus filhos, sobrinho e netos. Esquema placar do Maracanã - por Marcelo Silveira. No lado esquerdo, temos a área de informações com 120 x 32 lâmpadas. No centro fica o relógio e o cronômetro. No lado direito, o placar do jogo. Cada número possui 4 x 7 lâmpadas, enquanto que o local para o nome dos times possui 60 x 7 lâmpadas. Esse esquema foi desenhado por mim, a partir de uma foto obtida na internet com boa resolução. Fonte: 1. http://www.suderj.rj.gov.br/detalhe_noticia.asp?ident=185 O usuário dá o nome dos dois times que irão jogar. Caso o nome de alguns dos times corresponder a um dos quatros times de futebol do Rio de Janeiro: Flamengo, Fluminense, Vasco ou Botafogo, o escudo desse time aparece no placar no instante das apresentações. As demais instruções de como operar o placar aparecem na tela de inserção dos nomes. Clicando aqui, você poderá obter mais detalhes de como foi feito o placar para o MSX. Já a ferramenta desenvolvida para PC para criar telas, é necessário somente ter instalado no sistema o Java. Para compilar, digite: javac gif2dump.java Para converter um arquivo de telas criada por você, digite: java gif2dump telas.gif telas.grpIsso gera uma tela no formato do MSX, a partir de uma imagem do gabarito modificado. java gif2dump -gabaritoGera um novo gabarito. Placar do Morumbi
placar_morumbi.zip [MSX 1] - Programa em Basic do MSX com o Placar na versão com os times de São Paulo. Extra
gif2dump.zip [PC Java] - Ferramenta para converter o gabarito para telas de screen 0.escreve_placar.zip [PC Matlab/Octave] - Programa para criar imagens no formato de placar. pla_src.zip [MSX 1] - Código fonte do programa em Assembly para cópia de tela. Autor: Marcelo Silveira Licença: GNU-GPL v. 3.x - http://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.txt. |
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