Obrigado a Julio Marchi pelo espaço cedido na MSX All
 

Genius

  Recriação não oficial de famoso jogo dos anos 80 para o MSX 2.

  1. Introdução
  Genius foi um famoso jogo eletrônico da Estrela nos anos 80. Era a versão brasileira do Simon, do fabricante americano Hasbro.
  Infelizmente, muitos brinquedos eletrônicos da Estrela dos anos 80, como o Pégasus, Colossus, Gênius e outros, saíram de linha.
  Em dezembro de 1986, a revista Micro Sistemas No. 63 publicou o código em Basic do jogo Genius para MSX 1, como pode ser visto nos screenshots abaixo.
  Em fevereiro de 1999, resolvi adaptar este Genius para o MSX 2. Criei as telas e aproveitei para acrescentar recursos de paleta de cor para poder dar a impressão que as lentes do Genius se acendiam.
  A versão do Gênius da revista é bem simples, onde só há um tipo de jogo e nível de dificuldade. O Gênius original possui 3 modos de jogos diferentes e 4 níveis de dificuldade.

  Modos de jogo no Gênius original:

  Jogos
  1. Repita a seqüência
  2. Crie sua própria seqüência
  3. Repita a seqüência, agora apertando somente uma cor

  Níveis de dificuldade
  1. 08 repetições
  2. 14 repetições
  3. 20 repetições
  4. 31 repetições

  Em 2004, resolvi partir do zero e recriar o jogo fielmente ao original, tanto no aparelho, como nas regras, para o MSX 2. Desse modo, este projeto cria um jogo totalmente novo, abandonando a versão anterior da revista Micro Sistemas.
  Em 2021, foi feita uma revisão no jogo, onde foram corrigidos alguns bugs e incluída uma versão em inglês.


2. Download
  Requisitos mínimos:
  • MSX 2 ou superior
  • 128 KB VRAM

  Baixe aqui:

  Genius 2021 - Jogo e fontes em Basic. Versão em português e inglês.
  Genius 2004 - Jogo e fontes em Basic.
  Genius 1999 - Jogo e fontes em Basic.


  Autor: Marcelo Silveira
  Licença: GNU-GPL v. 3.x - http://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.txt.


3. Screenshots
Versão da Micro Sistemas (1987) Versão MarMSX (1999)

Versão MarMSX (2004 / 2011)


Marcelo Silveira
Engenheiro de Sistemas e Computação
Especialista em Processamento de Imagens e Inteligência Artificial
© MarMSX 1999-2021