Obrigado a Julio Marchi pelo espaço cedido na MSX All
 

PC Shape (.SDR) e (.SHP)

  O shape do PC é no formato do Print-Master e é semelhante ao do MSX, exceto pela organização do pontos no arquivo.
  Enquanto que no MSX o shape segue o formato da screen 2, o PC segue o formato dos pixels livres. Assim, cada byte representa 8x1 pixels, mas em vez do próximo byte corresponder à linha de baixo, corresponde ao bloco de 8x1 pixels logo à direita deste.

  O esquema do arquivo .SHP do PC é igual ao esquema do arquivo .SHP do MSX:

 

  Entre cada desenho, há uma byte de separação com o valor "00".

  O header de cada shape contém as seguintes informações:

Offset
(hexa)
Tamanho
(bytes)
Descrição
0 1 Largura em Bytes
1 1 Altura do shape em pixels
2 1 Largura do shape em pixels
3 1 Valor 00

  O shape de PC que vem com Page-Maker possui o seguinte header: 0B 34 58 00. Assim ele tem:

 Largura em bytes: &H0B = 11 bytes
 Altura: &H34 = 52 pixels
 Largura: &H58 = 88 pixels
 Tamanho: Largura em bytes x Altura = 11 x 52 = 572 bytes


  A distribuição dos dados, de acordo com o exemplo mostrado, é feito da seguinte maneira:

 +---------------------+
 | 000 001 002 ... 010 |
 | 011 012 013 ... 021 |
 | ...                 |
 | 561 561 563 ... 571 |
 +---------------------+

  Onde cada posição é um grupo de 8x1 pixels.

  O arquivo .SDR é um descritor dos desenhos contidos no arquivo .SHP. Ele contém somente o nome de cada desenho, no qual são reservados 10 bytes para o nome. Onde não há caractere, é preenchido com o valor 00. Exemplo:

 Hexadecimal                   | ASCII
 ------------------------------+-----------
 46 49 47 55 52 41 31 00 00 00 | FIGURA1...
 46 49 47 55 52 41 32 00 00 00 | FIGURA2...


Marcelo Teixeira Silveira
Engenheiro de Sistemas e Computação - UERJ
Mestre em Engenharia de Computação - UERJ

© MarMSX 1999-2018