Obrigado a Julio Marchi pelo espaço cedido na MSX All
 

Cursos de Programação


  Bem vindos aos Cursos de MSX !

  Como nós sabemos, o MSX parou de fabricar nos anos 1990 e as empresas pararam de fazer jogos para ele. Ainda assim, muitos usuários apaixonados pelo sistema continuam a produzir jogos e entusiastas criam periféricos modernos para o sistema.
  Mas o que passou a ficar mais complicado de encontrar são os cursos e livros dedicados ao sistema. Portanto, eis a minha contribuição aos usuários que desejam programar no MSX.
  O mais importante e mais difícil  em uma linguagem é começar!!

Note: Sorry. MSX programming courses only in portuguese.



  Cursos disponíveis:

  1. Assembly Z80
  2. Pascal
  3. C
  4. DBASE II
  5. Basic
  6. Jogos

  Licença dos cursos: GNU FDL
  Licença dos softwares do autor nos cursos: GNU-GPL versão 3.x
  Autor: Marcelo Siveira




  Como utilizar os códigos fontes dos cursos no MSX:
  • Windows: salve o arquivo texto e copie para um disquete de MSX.
  • Linux: salve o arquivo texto e altere a opção fim de linha para o formato do Windows. Copie para um disquete de MSX.
  • Emuladores: no caso de estar utilizando um emulador de MSX, copie o arquivo texto para um disquete virtual (.dsk) ou para um diretório do PC, caso utilize a opção de inserir disco como diretório.
  Obs: nos arquivos de Basic, remover as quebras de linha. Assim, toda linha deve começar com o número da linha. Ex:

10 PRINT "Curso de
MSX"
20 END
fica 10 PRINT "Curso de MSX"
20 END



-= Assembly Z80 =-
01. Introdução
02. Níveis de programação
03. Lógica Binária
04. Utilizando o simulador para PC
05. Conhecendo o Processador Z-80
06. Assembly Z-80
07. Usando o Macro Assemblador RSC II
08. Sub-rotinas do MSX (Básico)
09. Livros Recomendados

Extra:
Manual do Z80 DT em português
Tutorial do Assemblador RSCII
Exercícios em Assembly Z80
Instruções do Z80

Programas:
Exercicios
10  ORG &HD000
20  LD DE,&H0504
30  LD HL,0
40  LD A,D
50  OR A
60  RET Z
70  LD B,D
80  LD D,H
90  LOOP: ADD HL,DE
100 DJNZ LOOP
110 RET
Revisão: 01/2017


-= Pascal =-
01. Introdução
02. Váriáveis do Pascal
03. Começando a Programar
04. Operadores
05. Comandos Básicos
06. Listas e Matrizes
07. Tipos
08. Ponteiros
09. Includes
10. Case of
11. Basic x Pascal
12. Procedures e Funtions
13. Recursividade
14. Arquivos

Extra:
Lógica
Sistemas de Numeração
Analisando Estruturas (identação)
Modularidade

Programas:
Exercicios
function calcula(a, b : real):real;
begin
  calcula := a+b;
end;

begin
  writeln(calcula(3,2));
end.
Revisão: 01/2017


-= C =-
01. Introdução
02. Váriáveis do C
03. Começando a Programar
04. Operadores
05. Comandos Básicos
06. Listas e Matrizes
07. Struct (Tipos)
08. Ponteiros
09. Includes
10. Switch (Case)
11. Basic x C
12. Recursividade
13. Conversão de Tipo
14. Arquivos

Extra:
Regra de Crammer
Análise Combinatória
Formatando uma String
Números por Extenso

Programas:
Exercicios
#include <stdio.h>

double produto(double a, double b)
{
  return a*b;
}

int main(void)
{
  printf("%02.f\n",produto(15, 2));
  return 1;
}
Revisão: 02/2017


-= DBASE II =-
01. Introdução
02. Criação de tabelas
03. Inserção de dados
04. Edição / Update
05. Remoção / Delete
06. Consulta
07. Indexação
08. Group By
09. Join
10. Relatórios

Extra:
O Formato DBF
 . create tabela;
 . use tabela;
 . display all;
 00001  Parafuso   0345  0.88
 00002  Porca      0234  0.55
 . 
Revisão: 02/2017


-= Basic =-
01. Introdução
02. Variáveis do Basic
03. Começando a Programar
04. Código Limpo
05. Operadores
06. Comandos Básicos
07. Vetores e Matrizes
08. Funções
09. Operações em string
10. Arquivos
11. Sons
12. Gráficos
13. O Relógio do MSX
14. Temporizador

Extra:
Estudo do Autoexec da Riosoft
Lendo Partituras
Desenhando Estrelas com o Draw
Estudo do jogo Alcatraz
MSX 2 - Efeitos de transição

Basic for Experts:
A Pilha do Basic
Paralelismo
10 SCREEN 0 : WIDTH 40
20 INPUT"Qual o seu nome";N$
30 INPUT"Qual a sua idade";I
40 PRINT N$ + " possui" + 
STR$(I) + " anos."
50 END
Revisão: 06/2017


-= Jogos =-
21
Minas
Superminas
CaraaraC
Genius
Pascal
Pascal
Pascal
Pascal
Basic
Tutorial e fontes
Tutorial e fontes
Tutorial e fontes
Fontes
Fontes



  Os cursos e programas de exemplo dessa página são de autoria de Marcelo Silveira, salvo o que for indicado.

Marcelo Teixeira Silveira
Engenheiro de Sistemas e Computação - UERJ
Mestre em Engenharia de Computação - UERJ

© MarMSX 1999-2017