Obrigado a Julio Marchi pelo espaço cedido na MSX All
 

Dynamic Publisher Font (.FNT)

  Arquivo de fontes do Dynamic Publisher, que armazena uma tela em preto e branco no formato da screen 6, com o tamanho de 512x160 pixels contendo o desenho das letras.
  O arquivo possui um header contendo a string "DYNAMIC PUBLISHER FONT" e os dados sobre as fontes, além da área de dados, de tamanho variável, contendo os dados da tela compactados.

  Arquivo .FNT
 ┌────────┬────────┐
 │ Header │ Dados  │
 └────────┴────────┘


  A letras são desenhadas na tela, onde cada uma ocupa um espaço de 16x20 pixels. Apesar de cada caractere ocupar este espaço, o tamanho deles pode ser ajustado para o uso no Dynamic Publisher. O grupo tem uma altura em comum, mas a largura de cada letra é definido em separado. Uma vez definida a altura e largura dos caracteres, o editor de textos do DP irá levar em conta essa configuração na hora de escrever.
  O valor do offset &H80 define a altura de todas as letras, enquanto que os valores de &H100 a &h1FF definem a largura de cada caractere. Por exemplo, o offset &H100 define a largura do caractere com código ASCII igual a 0.

Offset
(hexa)
Tamanho
(bytes)
Descrição
0 20 String "DYNAMIC PUBLISHER FONT"
80 1 Altura dos caracteres
100 256 Largura de cada caractere
200 N Dados compactados da imagem

  A partir do offset &H200, estão os dados compactados da imagem contendo o desenho das letras. São 32 colunas por 8 linhas de caracteres, onde cada um tem 16x20 pixels. Dessa forma, a tela terá 512x160 pixels.
  O método de compactação utilizado é o mesmo do arquivo principal do Dynamic Publisher.


Marcelo Teixeira Silveira
Engenheiro de Sistemas e Computação - UERJ
Mestre em Engenharia de Computação - UERJ

© MarMSX 1999-2018