Obrigado a Julio Marchi pelo espaço cedido na MSX All
 

MSX Digitized Sound Generator

  Ferramenta para conversão de sons do PC (samples) para rodar no PSG do MSX. Digitalize vozes e coloque no seu programa!
1. Introdução

  Na década de 80, alguns jogos de videogame incluíam vozes digitalizadas. No caso do MSX, temos como exemplo os jogos Snake-it que reproduzia as frases “welcome to Snake-it”, “next screen” e “game over”; Bosconian com “Blast Off”; Macattack com “welcome to macattack” e “prepare your hamburgers”; e o jogo Oh Shit com “This is Joey, Paul, Willie and Frankie” e “oh, shiiiit!”.
  Além disso, alguns programas foram lançados no qual era possível reproduzir até 24 segundos de uma música, como é caso do demo brasileiro Video Hits. Na França, foi lançado o programa Digivoix, que era capaz de não só reproduzir sons digitalizados, como digitalizar sons a partir de um microfone acoplado ao MSX.
  Esse projeto tem como objetivo apresentar técnicas para a digitalização de sons do PC, bem como a criação de ferramentas de reprodução de sons PCM no MSX e também uma ferramenta de conversão de arquivos PCM de 8 bits não sinalizados para um dos formatos do MSX.
2. Documentação técnica   Nesta seção você encontra a documentação técnica necessária para a conversão de arquivos MP3/WAV para um formato compatível com o MSX e como criar players.

  Documentos: 3. A ferramenta de conversão do formato PCM para o MSX   Uma ferramenta foi criada para ajudar na conversão de PCM 8 bits não-sinalizado para os formatos do MSX.   Na realidade, essa ferramenta é capaz de ler e salvar os seguintes formatos:
  • Unsigned 8-bit PCM
  • 1-bit PCM - Video Player SND
  • 1-bit PCM - Digivoix FRED
  • 4-bit PCM - S4b
  Essa ferramenta é bem simples de usar, uma vez que devemos selecionar um formato de arquivo para ler, carregá-lo, escolher um formato de saída e enfim salvar. Dessa forma, podemos converter de um formato para qualquer outro formato citado acima.
  Além disso, possui um painel MSX Player para ajudar o usuário a determinar a freqüência e duração correta do som que estiver convertendo em uma ferramenta de PC, baseado no delay do player do MSX.

  Na linha de comando do PC, digite:
java -jar dsg.jar
4. Os players de MSX   Dois players para MSX foram desenvolvidos, com base nos programas conhecidos. Os players ilustram como gerar sons digitalizados no MSX.
  O primeiro player é no formato 1-bit e é compatível com o Video Hits e o Digivoix. O outro player é no formato 4 bits.
  Ambos os players têm coisas em comum:
  • Carregam um arquivo de som binário no endereço &h9000, com no máximo 16 KB de tamanho.
  • Operam a partir do endereço &h0000 da RAM (pode ser modificado).
  • Incluem uma rotina para mover dados de &h9000 para &h0000 ou &h4000.
  • Ajustam a freqüência do som através de um delay.
  Mais detalhes de como operar os players podem ser obtidos aqui.
5. Downloads   O programa de conversão foi desenvolvido em Java. Um executável Java roda em qualquer PC e sistema operacional compatível com o Java.

  MSX Digitized Sound Generator - versão 1.0
  dst_bin_v_1.1.zip - Executáveis em Java
  dst_src_v_1.1.zip - Fontes
  Players para o MSX
  snd_player.zip - Player para o formato de 1 bit - SND
  s4b_player.zip - Player para o formato de 4 bits - S4b
  Extra
  sons_msx.zip - Sons digitalizados de jogos do MSX em MP3
  chaves.zip - Sons digitalizados em 1 bit de vozes do seriado Chaves para o MSX
  s4b.zip - Sons digitalizados em 4 bits de vozes e canções de Chaves para o MSX
  Manual
  tutorial - como converter arquivos de som do PC para o MSX

  Autor: Marcelo Silveira
  Licença: GNU-GPL v. 3.x - http://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.txt.

Marcelo Teixeira Silveira
Engenheiro de Sistemas e Computação - UERJ
Mestre em Engenharia de Computação - UERJ

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