Obrigado a Julio Marchi pelo espaço cedido na MSX All
 

Color Magic

  O projeto Color Magic tem como objetivo desenvolver uma ferramenta extra para o MSX Viewer, que permita o intercâmbio de cores em uma imagem.

  1. Introdução
  A ferramenta Color Magic surgiu como um aplicativo que pudesse trocar determinadas cores de uma imagem. Por exemplo, objetos na cor ciano (índice 7 do MSX 1) seriam trocados para a cor cinza (índice 14 do MSX 1).
  O protótipo desenvolvido permite realizar essa tarefa e ir um pouco mais além: é possível selecionar uma faixa de cores de uma foto e alterar o valor dos componentes R,G,B dessa faixa de valores na imagem. Também permite alterar somente objetos dentro de uma área de seleção, em vez da tela toda.
  O MSX Viewer 5 incorporou essa idéia, mas somente para troca de cores sólidas e em toda a imagem.

  2. Protótipo
  O protótipo desenvolvido trabalha com imagens de 24 bits de cor, permitindo a troca de cores sólidas ou uma faixa de cores.

 

  Para selecionar uma faixa de cores, o usuário deleimita uma área retangular na imagem que serve de "amostra" para definir os limites da cor. Por exemplo, ele seleciona um pedaço de um rosto e clica no botão "Amostra". Então, os valores mínimos e máximos R,G,B são anotados como sendo os limites para a seleção.
  Esse tipo de seleção não é comum em editores de imagem. Por exemplo, o Gimp permite a seleção de áreas contíguas ou em toda a imagem utilizando uma dada tolerância em torno do valor do pixel amostrado, mas não definindo separadamente os limites inicial e final de cor.

  O exemplo a seguir mostra a troca de cores em uma tela de jogo utilizando o aplicativo.


  Download:
  Manual - Manual do protótipo do Color Magic em português.

  3. Versão atual no MSX Viewer 5
  Um aplicativo de troca de cores sólidas foi incorporado ao MSX Viewer 5 na etapa de reconhecimento de cores. Na opção "Análise", além do histograma da imagem convertida para o MSX, há três opções de troca de cor.

  Opções disponíveis:
  - Exchange: troca os índices de duas cores selecionadas, sem modificar a imagem. Ex: a cor ciano passa de 7 para 1 e vice-versa, sem que os objetos na imagem mudem de cor.
  - Change colors: troca as cores dos objetos na imagem, trocando as cores da paleta. Ex: a cor ciano na imagem passa a ser preto e vice-versa (índices 7 e 1).
  - Join colors: junta dois ínidices em um só.


  A opção "change colors" é a troca de cores que fazia o protótipo.
  Uma vantagem dessa ferramenta é que ela é compatível com o sistema de paleta de cores do MSX 2 e do V9990.

  O tutorial de paleta do MSX Viewer 5 apresenta maiores detalhes sobre a ferramenta de análise.


Marcelo Teixeira Silveira
Engenheiro de Sistemas e Computação - UERJ
Mestre em Engenharia de Computação - UERJ

© MarMSX 1999-2018