Obrigado a Julio Marchi pelo espaço cedido na MSX All
 

  Este jogo é baseado no famoso jogo "Guess who?", onde dois jogadores retiram cada um uma carta de uma pilha que contém vários personagens com diferentes características, e o objetivo é que um jogador descubra qual é o personagem que o adversário tirou, através de perguntas sobre as características desse personagem, antes que o adversário descubra quem ele tirou.

 1. Como jogar
  O jogo é distribuído dentro de um disquete virtual de MSX chamado "cara.dsk". É possível jogar esse jogo utilizando um emulador ou um MSX real. Para o último, copie os arquivos para um disquete de MSX e jogue lá.
  O jogo começa automaticamente se você iniciar o MSX com o disquete do jogo no drive. Entretanto, se o disquete for inserido com o MSX ligado, escreva "AUTOEXEC" no prompt do DOS para começar o jogo.

  Após a apresentação inicial, um menu aparece oferecendo três opções:
  - Instruçoes: abre as instruções do jogo.
  - Jogar: começa o jogo.
  - Dos: retorna ao MSX-DOS.

  Após o jogo iniciar, são essa as teclas usadas:
  - Setas: movem o cursor.
  - Enter: Escolhe uma pessoa, sai do modo de marcação e fecha diálogos.
  - Space: Marca uma pessoa.
  - i: mostra informações sobre uma pessoa. "Enter" fecha.
  - Pressione "s" ou "n" e em seguida "Enter" de forma a responder uma pergunta ao MSX.

  A primeira coisa a fazer é escolher o seu perrsonagem, diferente do usual que é pegar uma carta aleatória da pilha. Feche sempre o diálogo das mensagem com o "Enter".
  Mova o cursor com as setas sobre o personagem que você quer escolher para ser o seu personagem secreto. Tecle "Enter" para conformar o personagem.
  Você pode ler a informação sobre cada personagem teclando "i" quando o cursor estiver sobre ele. Feche o diálogo teclando "Enter".
  Após a escolha do seu personagem, o jogo começa.

  O MSX pergunta:

  Sempre que o MSX perguntar algo sobre o seu personagem, responda pressionando "s" para sim e "n" para não, seguido de "Enter" para confirmar a resposta.

  Você pergunta:

  Quando for sua vez, um menu aparece do lado esquerdo da tela com diversas características a serem perguntadas. Escolha uma delas e pergunte ao MSX algo sobre o personagem dele.
  Utilize as setas para navegar pelo menu e tecle "Enter" para confirmar uma opção.
  Você pode ler a informação sobre cada personagem teclando "i" quando o cursor estiver sobre ele. Feche o diálogo teclando "Enter".
  Após perguntar ao MSX, ele responderá "Sim" ou "Não". Após fechar a mensagem, o modo de marcação é iniciado para que você possa marcar os personagens que não combinam com a resposta dada pelo MSX. Por exemplo, se você perguntou "o seu personagem é homem?" e ele respondeu "Não" significa que o personagem dele é mulher. Nesse caso, marque todos os homens jogo, descartando-os.

  Nota: há um bug conhecido no qual não é possível desfazer a marcação de um personagem. Dessa forma, por favor, escolha cuidadosamente o personagem antes de descartá-lo.

  Dentre as opções de características, há o "Nome". Essa opção deverá ser utilizada somente quando você tiver certeza de quem é o personagem do MSX. Nesse caso, o modo de seleção de personagem abre para que você indique quem é o personagem dele. Tecle "Enter" para confirmar.

 2. Download
  Configuração mínima:
  - MSX 2
  - 64 KB RAM
  - 128 KB VRAM
  - MSX-DOS

  Português - jogo em português.
  Inglês - jogo em inglês.
  Fontes - fontes do jogo (Pascal).

 3. Screenshots
O MSX pergunta características sobre o personagem que você escolheu. Você pergunta ao MSX qual a característica do personagem que ele escolheu.

Descarte os personagens que não possuirem a característica perguntada. Personagens descartados.


Marcelo Teixeira Silveira
Engenheiro de Sistemas e Computação - UERJ
Mestre em Engenharia de Computação - UERJ

© MarMSX 1999-2018