Curso de Jogos em Basic
Introdução


  Este curso tem como objetivo transmitir os conhecimentos de criação de jogos divulgados em diversas revistas e livros de MSX na década de 1980.
  Nessa época, muitos jogos feitos em Basic variavam de simples a sofisticados, onde até misturavam Basic com Assembly para o melhor desempenho de rotinas mais pesadas.
  Os conceitos aprendidos aqui servem para as demais linguagens de programação do MSX, visto que o Basic é uma das linguagens mais fáceis de se utilizar no MSX, bem como tem acesso a diversos recursos da máquina. Desse modo, aprenda nesse curso os conceitos básicos da criação de jogos e como utilizar os recursos do MSX e depois avance para outras linguagens.

  Os elementos básicos para a construção de jogos são os seguintes: Cenário   O cenário é onde a história do jogo irá se desenvolver. Ele pode ser criado tanto na screen 1 como na screen 2, utilizando o conceito de "tiles" e criação de mosaicos.
  Alguns bons jogos foram desenvolvidos na Holanda utilizando a screen 1 como pano de fundo, uma vez que esse modo de tela é capaz de utilizar sprites.
Personagens   Nessa etapa, iremos construir os personagens que irão se movimentar pela tela. Podemos usar tanto os tiles como os sprites, sendo esse último o mais utilizado pelos desenvolvedores.
Menu principal   O menu principal é importante, pois é o ponto principal de acesso aos recursos do jogo. Além disso, permite configurar o jogo para ser controlado pelo teclado ou joystick.
Instruções   As instruções são fundamentais para que o jogador tenha a possibilidade de conhecer tanto os objetivos do jogo, bem como os controles e recursos disponíveis para atingir esses objetivos.
  Alguns jogos publicados colocavam as instruções na própria revista, enquanto outros simplesmente omitiam pontos fundamentais. Assim, o prazer de jogar um bom jogo torna-se um desafio extra, a ponto do usuário desistir de jogar o jogo.
Músicas   Controlar no Basic uma música e o jogo é um grande desafio. Assim alguns desenvolvedores preferiram criar a melodia do jogo em Assembly e deixar ela rolar como pano de fundo. Entretanto, gerar efeitos sonoros em jogos é bastante simples de fazer em Basic e foi muito utilizado pelos desenvolvedores.
Loop principal   É nesse trecho de código que todas as ações do jogo são controladas ao mesmo tempo, inclusive as músicas e efeitos sonoros.




<< Anterior BasGame Próxima >>


/MARMSX/CURSOS/BasGame